Igreja de S. Bento
Igreja Matriz anexa ao cemitério, situada a 2 km da povoação.
A sua construção data de 1720 e prestigia muito esta localidade, visto ser um templo de uma só nave, mas de grande comprimento.
Sobre a construção desta igreja conta-se a seguinte lenda:
S. Bento esteve durante cem anos na Capela da Abóbada, mas devido à sua insistência em aparecer todas as manhãs em cima de uma amendoeira, construíram a igreja nesse dito lugar. O tronco da amendoeira ainda existe sob o altar de S. Bento.
Nesta igreja existem valiosos quadros pintados a óleo. Existe um quadro no “Altar das Almas” que o povo diz representar uma alma de “olho” no mundo. Esta figura segue com o olhar qualquer pessoa que passe pelo quadro.
Igreja de S. Francisco
Situada no centro da vila, é nesta Igreja que são celebradas as cerimónias religiosas quotidianas. Desconhece-se ao certo em que ano esta Igreja foi construída, bem como quem a mandou construir, existindo no entanto duas versões diferentes em torno da sua construção. Segundo os anais históricos da família de Assis e Brito, a igreja foi acabada de construir em 1846, sendo edificada sobre uma capela que no mesmo sítio existia e com o mesmo nome. Ou conta-se que no ano de 1738 o Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II, veio em romaria à Igreja de S. Bento, com o intuito de visitar o Santo para cumprimento de uma promessa. Pensa-se que este Infante aquando da sua visita, tenha mandado construir a Igreja de S. Francisco existente nesta localidade.
A igreja apresenta uma arquitectura religiosa, barroca, popular, ecléctica. É uma Igreja de uma nave e capela-mor totalmente abobadada, que segue os arquétipos bem enraizados na tradição construtiva do Alentejo, actualizados de acordo com a sintaxe do gosto do Barroco Tardio, visível nos vãos adintelados de verga curva, nos cunhais salientes encimados por urnas e na cúpula bolbosa que remata a torre sineira. Profundamente reconstruída nos inícios do séc. 20, a igreja adquiriu então traços de marcado carácter ecléctico, particularmente visíveis no seu interior.
Bosto do Dr. Albérico Figueiredo
Este foi um médico bastante conhecido da nossa terra, devido a sua generosidade e grande amizade pela população de Vila Nova de S. Bento.
Bica
Património Natural:
Barragem do Facho
Barragem da Vareta
Fauna e flora: Área de montados de azinho e pontualmente de sobro, com densidades elevadas em combinação com uma área importante do rio Chança. Nos montados encontram-se alguns exemplos das raras pastagens naturais vivazes bem conservadas do Alentejo