terça-feira, 9 de novembro de 2010

Em descoberta do Concelho de Serpa:

Vamos com este blogue viajar pelas maravilhas do Baixo Alentejo: Património Histórico, Património Natural, Gastronomia, Jogos Tradicionais, e música Tradicional.
Serpa situa-se no Baixo Alentejo, no distrito de Beja, na margem esquerda do rio Guadiana, ocupando uma área de 1106,5 km2, distribuída por 7 freguesias (Brinches, Pias, S. Salvador, Santa Maria, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho) e dista da sede de distrito cerca de 30 km.
Todo este território abrangido pelo concelho apresenta vários testemunhos da presença do Homem desde os tempos mais remotos: Paleolítico, Calcolítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Época Romana e Época Islâmica. Esteve na origem deste povoamento a fertilidades do barro, a água do rio Guadiana e a descoberta de minérios.
O ambiente e o património natural do concelho estão ainda preservados, essencialmente pela fraca implementação da grande indústria.




"É praia, é serra, são planícies sem fim. É cortiça, é azeite, é vinho - e muito espaço deixado aberto à natureza simples, alecrim e rosmaninho.
É cartola de mágico, a todo o instante explorada: dela saem tapetes, chocalhos, petiscos. Nela cabem humor, paciência, bonomia; e tanta sageza que, tão bem trabalhada, prende amantes e incautos nas malhas de uma filosofia dormente e não isenta de risco.
É uma saudade sem dor, um sentimento que traz a cada diz esforçado um secreto sabor, a sensação inebriante de que, bem perto de nós, é possível encontrar o paraíso perdido. À vista de todos, o Alentejo é cofre fechado com chave no coração."


Sem comentários:

Enviar um comentário